top of page
  • Editorial Pousada dos Sinos em São João Del Rei

Emater-MG e Epamig incentivam o cultivo de araruta em São João del-Rei!

Planta era utilizada pelos indígenas antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil.

Resgatar saberes e valorizar produtos locais foram alguns dos temas do dia de campo realizado na Universidade Federal de São João del-Rei, no Campo das Vertentes.


Promovido em novembro pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o momento contou com a presença de cerca de 30 produtores, que buscavam iniciar o plantio de araruta em suas propriedades.


O evento faz parte de um programa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), como forma de estudo e resgate do cultivo desta planta.


A Emater-MG ficou responsável pela mobilização dos produtores rurais. Técnicos da empresa e pesquisadores da Epamig repassaram aos participantes informações sobre o cultivo e os benefícios da araruta para a saúde.



Segundo a pesquisadora Izabel Cristina dos Santos, a araruta era usada pelos povos indígenas antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil. Segundo ela, a planta era utilizada no tratamento de doenças, ferimentos causados por flechas, picadas de insetos e na recuperação de mulheres após o parto.


“Nós estamos resgatando uma planta, uma espécie ancestral dos povos originários da América. Anos atrás era muito comum as nossas avós e bisavós utilizarem o mingau de araruta para tratar das crianças que eram mais fraquinhas e com intolerância alimentar. Ainda encontramos muitas pessoas que comeram e cresceram comendo mingau de araruta”, relata a pesquisadora.


A coordenadora regional de Bem-estar Social da Emater-MG, Elisabeth Duarte, reforça a importância da iniciativa.


“A parceria da Emater com a Epamig visa resgatar o cultivo milenar desse alimento rico em nutrientes e também se propõe a criar unidades experimentais de plantio da Araruta, oferecendo sempre a assistência técnica e o suporte necessário ao produtor.”


Para mais informações entre em contato conosco!















Av. Eduardo Magalhães, 106 - Centro





São João Del Rei - MG









Via: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/emater-mg-e-epamig-incentivam-o-cultivo-de-araruta-em-sao-joao-del-rei

4 visualizações0 comentário
bottom of page